DA EMUNAH HEBRAICA PARA A FÉ GREGA



DA EMUNA HEBRAICA À FÉ GREGA AS RAÍZES PERDIDAS DAS CRENÇAS CRISTÃS

 

A SEPARAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DE YISRAEL E DA CONGREGAÇÃO DOS GENTIOS


VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O QUE ACONTECEU COM OS DISCÍPULOS DURANTE O PRIMEIRO SÉCULO DEPOIS DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO MESSIAS?

 

EM QUE MOMENTO DA HISTÓRIA ESSE GRUPO DE SEGUIDORES DE YESHUA SE TORNOU O QUE HOJE CONHECEMOS IGREJA APOSTÓLICA E CATÓLICA ROMANA E DEPOIS, ATRAVÉS DE MARTIN LUCERO, SURGIU A IGREJA PROTESTANTE?

 


O Mashiach Yeshua alertou sobre a destruição de Yisrael, Yahrushalayim "Jerusalém" e do Templo. Mais tarde, seus discípulos alertaram sobre a separação dos novos crentes não judeus ou gentios das raízes hebraicas originais dos ensinamentos do Messias e daqueles que mais tarde foram os ensinamentos para os gentios do apóstolo Paulo.

 

Nós como discípulos de Yeshua e crentes em YHWH Elohim devemos ser diligentes em nossa missão de conhecer as raízes de nossa crença, devemos retornar ao ponto onde o próprio Cristianismo se originou tendo se separado das congregações de Yisrael em seu contexto histórico, mergulhar através de documentação é uma tarefa árdua, é uma abordagem emocionante, para nos encontrarmos frente a frente com as bases, os próprios fundamentos do que deveria ser nossa crença, deve-se comparar entre os diferentes historiadores e encontrar os pontos comuns que cada um tem sobre algum ponto, só assim poderemos elucidar entre tanta mistura, erros e mentiras, impostas por uma predominância religiosa.


Quando anos atrás eu comecei a ter preocupações, perguntas, em relação aos textos bíblicos e conforme eu examinava, uma das primeiras de muitas perguntas que surgiram foi que o Messias não veio para estabelecer uma nova Crença diferente daquela que seus ancestrais conheciam, ele veio não havia vestígios em suas palavras onde ele indicava que Ele era o começo de uma nova religião, então os diferentes pontos de vista que eu troquei com irmãos cristãos sobre várias passagens dos Shaliachim/Emissários "Apóstolos" surgiram mais tarde quando eu expus o separação do Judaísmo Messiânico dos Emissários de Yeshua e o que hoje é a religião cristã ou a religião de Cristo separada da "fidelidade" da Emunah na crença hebraica em YHWH .

 

Muito é desconhecido no mundo cristão, muito é a desconexão entre o que é coloquialmente conhecido como "cristianismo primitivo" e o movimento nazareno ou seita entre o cristianismo atual.


O catolicismo, por exemplo, ensina "como dogma de fé" que o cristianismo primitivo faz parte da Igreja Católica Romana, ou seja, que João, Pedro, Paulo e companhia foram seus líderes (padres, bispos, cardeais e papas católicos) observadores de a religião católica (cristã), no entanto, qualquer estudante sincero sabe que esta instituição religiosa como a conhecemos agora surgiu em séculos posteriores, assim como, "APOSTÓLICA" E IGREJA CATÓLICA ROMANA .

 

A verdade é que hoje não se parece em nada com aquele movimento de seguidores do Messias que foi iniciado em Yisrael e Yahrushalayim "Jerusalém" (NÃO ROMA) pelos crentes em Yeshua, o Filho de YHWH Elohim.

 

Pois bem, tentarei ao máximo argumentar e fundamentar o que estou dizendo, claro convidando você a investigar a fundo o que vou apresentar a seguir, estou a disposição para qualquer comentário, não sei tudo, mas o que Compartilho com você nosso edifício e para a glória do ABBA YHWH e seu nome Kadosh.

 

Uma das coisas que quero esclarecer é o conceito de "cristão" ou "cristãos" no fundo hebraico da palavra bíblica, um cristão [bíblico] é um seguidor da esperança hebraica (crença) no Messias de Yisrael, Yeshua , ensinado pelos líderes do movimento Yisraelita conhecido em Yisrael como Ha Derech (o Caminho).

 

Quando lemos os livros históricos encontramos a palavra cristão, que efetivamente designa um crente no messianismo de Yeshua (Jesus) e que pode ser judeu-israelita ou de origem gentia, mas ambos crentes em Yeshua. Foram os crentes de origem gentia em Antioquia onde o movimento Natzorim (Nazareno, Messiânico dos Apóstolos) começou em YISRAEL foram chamados de "cristãos" Em Antioquia foi usada a palavra helenizada "cristãos", que em espanhol deveria ser aplicada como messiânica, mas que em ambos os casos significa seguidor do UNGIDO/MESSIAS/CRISTO .

 

Infelizmente, historicamente também o conceito de "cristão" evoluiu a ponto de designar o crente "cristão" como um praticante da religião de Cristo, ou seja, o cristianismo como tal, sua própria teologia, com dogmas e doutrinas separadas do nazareno fé. HEBRAICO.

 

Bem, Kefa "Pedro" e companhia eram hebreus da tribo de Yahudah "Judá" eram chamados a seita dos nazarenos e os da estrada, porque acreditavam em Yeshua como o Messias de Yisrael, porque acho que ninguém duvida que fossem. .

 

Algo que devemos levar em conta é que desde a época de Yeshua existiram muitos grupos, escolas e seitas que afirmavam ter a verdade absoluta, dois dos grupos religiosos mais fortes naquela época eram os Soferim "Saduceus" e os Perushim "Fariseus ". que em múltiplas ocasiões enfrentaram e perseguiram Yeshua porque interpretaram incorretamente A TORÁ e Yeshua tinha a maneira correta de interpretar as palavras da TORÁ , embora nos meios cristãos seja ensinado que os saduceus e fariseus corrigiram o Messias porque ele constantemente violava a Torá "Lei" para implementar novas crenças.


Os Soferins "Saduceus" eram os que controlavam os aspectos religiosos em Yisrael, especificamente em Yahrushalayim e com maior força no Templo, acreditando que tinham a mesma autoridade que Moshe (Moisés) para tomar decisões.


Por outro lado, os Perushim "fariseus" afirmaram que quando Moshe delegou sua autoridade, não o fez a ninguém da classe sacerdotal, mas sim a uma pessoa que pertencia à tribo de Efrayim: Yeshua (Josué).


Dadas essas diferenças, apenas os sábios e rabinos que foram ordenados pelo "fariseu" Perushim seriam capazes e autorizados a serem professores de TORAH e, assim, legislar em Yisrael.


Naquela época havia uma espécie de congresso legislativo conhecido como Sinédrio que era composto tanto por saduceus quanto por fariseus e havia um grupo externo de autoridades que eram consultadas sobre assuntos que o Sinédrio tinha dúvidas ou precisavam de uma opinião especial.


DURANTE ESSE TEMPO EXISTIAM TAMBÉM DUAS ESCOLAS OU CASAS QUE FORAM AS CORRENTES INTERPRETIVAS MAIS INFLUENTES

 

.- O DE HILEL

.- SHAMAI'S

 

Não é de surpreender que cenas como aquela em que Yohanan "John" e Kefa "Pedro" foram ao Beit Ha Mikdash (Templo) para rezar (Oração da Noite) estejam documentadas nas Escrituras.

 

Como vemos neste ponto da história, esta era a atmosfera aquecida no início da restauração da "fidelidade" da Emunah à correta interpretação dos mandamentos de YHWH estabelecidos em sua Torá, e no segundo século da era comum houve um distanciamento dos ensinamentos com um fundo hebraico que Yeshua realmente veio para entregar a todos nós que não nascemos em Yisrael.

 

As Escrituras nos mostram que o acesso às alianças veio a nós gentios de Tziyon "Sião" por um hebreu Yisraelita que veio da tribo de Yahudah, este não é outro senão Yeshua o Mashiaj, conforme as seguintes passagens

 

MAS NO ACHARIT-HAYAMIM (ÚLTIMOS TEMPOS) O MONTE DA CASA DO ETERNO Bereshit/Gênesis 49:1; Yeshayah/Isaías 2:1-3; Yechezqel/Ezequiel 38:8; Daniel 2:28

 

SERÁ ESTABELECIDO COMO O MONTE MAIS IMPORTANTE. Oséias/Oséias 3;5; Daniel 10:14; 12:13; Matiyah/Mateus 24:6; Atos 2:16; Atos 1:2

 

SERÁ CONSIDERADO MAIS ALTAMENTE DO QUE OUTROS MONTES. Yeshayah/Isaías 2:2-4; 11:9; 66:20; Yechezqel/Ezequiel 17:22-24; Zacarias/Zacarias 8:3; Daniel 2:35

 

E O POVO CORRERÁ ATÉ ELE. Yeshayah/Isaías 11:10; 49:6; 60:3-14; 66:18:23; Tehilim/Salmos 110:3; Atos 15:17; Romanos 11:25; Apocalipse 15:4

 

MUITOS GENTIOS IRÃO DIZER Yeshayah/Isaías 2:3; Yirmeyah/Jeremias 31:6; 50:4-5; Zacarias/Zacarias 8:20-23

 

VENHA, SUBAMOS AO MONTE DO ETERNO Devarim/Deuteronômio 6:1; Tehilim/Salmos 25:8 -9,12; Yeshayah/Isaías 54:13; Matiyah/Mateus 11:25-30; Yohanan/João 6:45; 7:17

 

PARA A CASA DO ETERNO DE YAAKÓV! Atos 10:32-33; 13:42; Já 1:19-25

 

ELE NOS ENSINARÁ DE SEUS CAMINHOS Isaías 42:1-4; 51:4-5; Oséias 6:3; Zacarias 14:8-9; Tehilim/Salmos 110:2; Mateus 28:19-20; Marcos 16:15-16,20

 

E ANDAREMOS EM SEUS CAMINHOS Lucas 24:47; Atos 1:8; 13:46-47; Romanos 10:12-18; 15:19

 

PORQUE A TORÁ SAIRÁ DE TZIYON, A PALAVRA DO ETERNO DE YAHRUSHALAYIM.

 

O que veio a seguir foi a subsequente dissipação e mistura das crenças dadas por Yeshua, que foram continuadas por seus discípulos, divorciando-se dos ensinamentos de sua essência hebraica e transformando-se em um movimento completamente diferente, separado de suas raízes e em completa contradição para muitos. tempos dos mesmos ensinamentos de Mashiaj Yeshua e dos discípulos originais do Mestre de Nazaré.

 

Mas foi Shaul em um Ministério de grande importância para todas as nações estrangeiras não- Israelitas que fez tudo ao seu alcance para evitar que este infeliz evento acontecesse:

 

Poderíamos dizer que Shaliaj Shaúl (Apóstolo Paulo) foi um dos últimos embaixadores de Yeshua no final do primeiro século que teve suas raízes hebraicas intactas e que anunciou Yeshua como HAMASHIAJ (O MESSIAS) de Yisrael e como a porta de acesso do nações estrangeiras à promessa de serem aderidas ao tronco original como YHWH havia estabelecido desde o início : "À OLIVEIRA YISRAEL"

 

Assim, em Yisrael, após a morte e ressurreição do Tzadik (Justo), surge um novo Sinédrio messiânico composto pelos Emissários (Apóstolos) e pelos anciãos de Yahrushalayim.

 

Portanto, com base nesses dados devemos deixar claro que a primeira congregação "IGREJA, ASSEMBLEIA, CONGREGAÇÃO" "HEBREW KAHAL" "GREGO EKKLESIA" ou a chamada "igreja primitiva" de Yahrushalayim, foi inicialmente formada pela circuncisão Yahudim (judeus ), depois viriam os prosélitos, eram pessoas de outras nacionalidades que haviam aderido às crenças Yahudim mas com ênfase fariseu ou saduceu, depois entravam os gentios das nações...estes eram os que carregavam a autoridade e liderança que estes Yisraelitas renovados possuíam pela autoridade delegada de Yeshua o Messias, eles foram identificados como uma seita ou escola Yahudi chamada Ha Derej (ou aqueles do Caminho) dentro do mesmo Yahudim. Isso continuou desde os dias em que os apóstolos participavam de todo o sistema de adoração que sempre praticaram; lembremos que nunca deixaram de ser hebreus, Yisraelitas Yahudim, isto é, em total fidelidade às suas crenças.

 

Sabemos pelo historiador Eusébio que enumera a lista dos Nasín do Sinédrio Natzratim (presidentes do Sinédrio Nazareno) até o ano 132 depois do Messias quando os outros Yahudim “judeus” foram expulsos de Yahrushalayim (Jerusalém) devido à guerra contra Roma.

 

1. YAAKOV (JACOBO, SANTIAGO) (32 dC - 63 dC)

2. SHIMEON (SIMEON) (63 dC - 110 dC)

3. YUSTUS (FAIR) (110 dC -?)

4. ZAKAI (ZAQUEU) (?-?)

5. TOVIYAH (TOBIAS) (?-?)

6. BINYAMIN (BENJAMIN) (?-?)

7. YOHANÁN (JUAN) (?-?)

8. MATITYAHU (MATHEW) (?-?)

9. PHILIPUS (PHILIP) (?-?)

10. SÊNECA (?-?)

11. YUSTUS (JUSTO) (?-?)

12. LEVI (?-?)

13. EPHRAYIM (EFRES) (?-?)

14. YOSÉF (JOSÉ) (?-?)

15. YAHUDA (JUDÁ, JUDAS) (?-132 EC)

 

(EUSEBUS; HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 4:5)

 

Obviamente a pessoa de Kefa (Pedro) não aparece aqui como ensina a Igreja Católica. Também obtemos do apócrifo Evangelho de Tomé, uma informação que é perturbadora e obviamente dita escrita desacredita (entre outras coisas) as autoridades eclesiásticas romanas; quando os discípulos de Yeshua lhe perguntaram quem seria seu chefe ou para quem deveriam ir depois de sua partida, a resposta de Yeshua foi que eles deveriam ir para Yaakov Hatzadik (rudemente mudou seu nome para Santiago) e não para Kefa (Peter) como é ensinamento comum dentro Catolicismo.

 

"ISSO SE ENCONTRA NO VERSÍCULO 12 DO EVANGELHO DO APÓCRIFO DE TOMÁS"

 

VAMOS CONTINUAR! Quando o conselho Yahudim chama os apóstolos e ordena que NÃO ensinem mais em nome de Yeshua, a resposta do Nazareno revela uma nova fonte de autoridade:

 

"Julgai por vós mesmos se é digno de obedecer aos homens diante de Deus"

 

Esta declaração revela que a partir de agora os judeus nazarenos desfrutaram de uma nova autoridade para determinar sua conduta manifestada nos mesmos mandamentos da Torá, que são manifestados pelo próprio Yeshua ter delegado tal autoridade a eles.

 

A frase "O QUE LIGAR SERÁ LIGADO E O QUE LIGAR SERÁ DESLIGADO" é 100% Hebraísmo, que está relacionado com o estabelecimento de Halachot (doutrinas baseadas na Torá) e não o que por séculos se pensou que, este dito de nossa Yeshúa indica ter a "pseudo autoridade divina" para implantar novos dogmas filosóficos contrários à Torá, portanto Yeshúa veio para tirar o jugo das leis, tradições, mandamentos "TAKANOT E MAASIM" dos antigos fariseus que hoje se manifestam pelos novos Rabinos talmudistas do lado judeu, mas do lado do cristianismo existem festas pagãs e doutrinas de homens baseadas na total ignorância das crenças que o próprio Messias veio restabelecer.

 

Assim, em Yisrael surgem duas autoridades, dois conselhos, o Rabínico (que NÃO reconheceu Yeshua como o Messias) e o Nazareno; o rabínico formado pelas autoridades do Templo que contavam com o apoio do império romano que continuava a acrescentá-los e removê-los conforme sua conveniência política, e o Nazareno que agora se movia sob a autoridade do próprio Messias através do Ruaj Ha Kodesh ( Espírito Santo) que os guiou Uma vez que Yahrushalayim não existia mais, nem Yisrael como nação (isso foi depois da segunda guerra judaico-romana), os nazarenos estavam declinando lentamente devido a essas circunstâncias específicas e uma nova liderança começou a assumir a direção do movimento nazareno.

 

Também sabemos por Eusébio (HISTÓRIA DA IGREJA) que 13 líderes judeus retornaram a Yahrushalayim “Jerusalém” após sua primeira destruição (aproximadamente 67 DC) lideraram o movimento messiânico até aproximadamente 132-135 DC quando a segunda guerra contra os romanos, a verdade é que a partir da conclusão da guerra e vitória romana sobre os judeus, os gentios convertidos ao messianismo tiveram que assumir a direção do movimento nazareno devido à ausência (forçada pela espada romana) de seus irmãos judeus messiânicos, não esqueçamos que isso é também em parte devido ao fato de que os judeus foram perseguidos pelos romanos pelo simples fato de serem judeus (crentes em Yeshua ou não).

 

Da mesma forma, o Messias já havia profetizado esses eventos, em que era esperado dos crentes de origem gentia em Yeshua, quando não houvesse mais judeus em Yisrael e eles fossem perseguidos pelo Império Romano, eles continuariam assim no caminho dos apóstolos judeus, eles os ensinaram e os transmitiram, mas infelizmente não foi o caso.

 

Até o ano 135 depois do Messias (DM) são conhecidos os últimos vestígios dos primeiros Yahudim e Gentios crentes em Yeshua vivendo juntos em uma única comunidade "ASSEMBLÉIA" .

 

É neste lapso e período de tempo da história que passou despercebido entre gerações de crentes de origem gentia, é neste período de tempo que, devido a sua desconexão hebraica, se ensina erroneamente que os Yahudim não continuaram a ter fidelidade em Yeshua até a morte do último dos Emissários "Apóstolos" e que aí acabou tudo com eles.

 

O pior que pode acontecer a uma criança é não ter os pais como guias no processo de crescimento, no qual ela deve ser alimentada, vestida e amparada até a maturidade, mas pior ainda é ter que ser adotada por outros pais que, mesmo sendo eles ter boas intenções não estão bem fundamentadas, pois foi isso que aconteceu com os novos crentes em Yeshua naquele tempo era um orfanato total do modelo original hebraico e messiânico que tinha Yeshua como Messiasestes carentes de uma organização como um movimento nascente, não tendo o guia original de suas crenças baseado em suas raízes hebraicas e não tendo mais um modelo a seguir devido à morte dos primeiros discípulos, todos os novos crentes em Yeshua depois desta época, eles perderam sua verdadeira identidade, foram perdidos, somado a isso, tanto as correntes helenísticas gregas quanto romanas tiveram um papel fundamental em dar a esses novos crentes uma nova identidade NÃO HEBRAICA de suas crenças e, portanto, interpretar as Escrituras à sua maneira e como eles tinham se organizar para suas reuniões e sobre como se identificar como crentes.

 

Há algumas coisas importantes que significam a desconexão das raízes hebraicas de nossas crenças e o início do cristianismo se transformando em uma crença híbrida como a conhecemos hoje.

 

Quando Yahrushalayim "Jerusalém" foi destruída pelo Império Romano, os discípulos de Mashiaj Yeshua, crentes em YHWH Elohim, tiveram que sair de lá.

 

Agora a Assembleia teve que buscar ajuda nas outras assembleias que estavam espalhadas pelo Oriente Médio, encontrando um problema não só por causa da língua (língua) mas que em sua maioria já estavam divididas pelas culturas grega e latina.

 

Lemos na história secular que o Império Romano conquistou o mundo de língua grega, pouco antes do nascimento de Mashiach.

 

Os romanos absorveram muito dos gregos, mas a barreira da língua e da cultura sempre permaneceu no lugar.

 

Quando se tornaram discípulos e crentes no Todo-Poderoso YHWH , essas culturas tinham a tendência de interpretar o Tanakh (Torá – Neviim – Ketuvim) e os subsequentes Escritos dos Emissários de Mashiach Yeshua por meio das perspectivas diferenciadas de suas próprias culturas grega e latina. , estes sendo mais numerosos e com o passar do tempo, desviaram-se cada vez mais da perspectiva e do ponto de vista hebraico.

 

Desta forma, tanto os gregos como os romanos tinham fraquezas e cegueiras, de tal forma que a introdução de ambas as culturas dentro da Emunah hebraica dos emissários dos discípulos do Messias e acelerou o abandono de suas raízes hebraicas, isso pesou até hoje.Portanto, nós também temos um viés interpretativo da Escritura em nossa própria cultura.

 

A orfandade das Assembléias de YHWH aliada à grande participação do imperador romano Constantino, deu origem ao longuíssimo processo de romanização dos ainda recentes crentes na fidelidade messiânica do hebraico EMUNÁH , trazendo consigo uma virada de 180 graus no curso do que ele realmente tinha que levar tudo ensinado por Yeshua e seus Talmidim (discípulos).

 

Esta romanização buscou em todos os momentos remover todas as raízes hebraicas de Yeshua e seus primeiros discípulos, da própria TORAH e das MOEDIM "convocações festivas" estabelecidas por YHWH EL-ohim de Abraham, Yitzchak e Yaakov em seus preceitos, que o Yeshua ele mesmo cumpriu fielmente como IVRÍ "hebreu" YISRAELITE YAHUDIM "judeu" que ele era.

 

Pensando nisso, entendemos que os novos líderes gentios do movimento messiânico e nazareno, em sua maioria, não eram nem tinham raízes culturais ou genealógicas judaicas, em sua maioria sua formação filosófica era de origem grega e romana.

 

Portanto, eles acreditavam ser necessário que, para vencer o mundo romano dominado pelos gregos filosóficos, seria necessário trazer para o movimento messiânico os conceitos gregos avançados ensinados por seus antigos mestres, isto é, Platão, Aristóteles e companhia.

 

A presença do platonismo e do neoplatonismo no movimento messiânico criou algo totalmente novo e diferente, assim surgiu o que conhecemos tecnicamente como a FÉ CRISTàseparada da EMUNAH HEBRAICA.

 

A FORMA DE PENSAR SÓ FOI DIFERENTE SERIA UM EXEMPLO DE MUDANÇAS NA ESSÊNCIA E NO COMPORTAMENTO

 

1.- OS FILÓSOFOS GREGOS ESTAVAM MAIS PREOCUPADOS COM O HOMEM PERFEITO (IDEAL)

 

2.- OS ROMANOS ESTAVAM MAIS PREOCUPADOS EM FAZER OU IMPLEMENTAR UM GOVERNO PERFEITO

 

3.- OS GREGOS PROCURARAM O HOMEM IDEAL ESTUDANDO A VIRTUDE E A BELEZA

 

4.- OS ROMANOS CONTINUARAM EM BUSCA DE UM GOVERNO PERFEITO ATRAVÉS DO ESTUDO DA LEI E DA ORDEM

 

Devido a essas perspectivas e com a corrente helenística, os crentes gentios começaram a ver o casamento como um estado menor e, em vez disso, glorificaram o celibato (que é de origem platônica).

 

Assim, os líderes das congregações cristãs, em vez de se casarem e criarem boas famílias, tornaram-se monges que negavam os prazeres da carne.

 

"CONSEQUENTEMENTE, O ESPIRITUAL PASSOU A SER SINÔNIMO GENERALIZADO DE SINGULAR E MISERÁVEL"

 

Somado a isso e indo, assim, os líderes de origem gentia do cristianismo passaram a ser anti-semitas por natureza, os motivos para isso são diversos, primeiro o esquecimento e desconexão das raízes hebraicas de suas crenças e a introdução de outras filosofias correntes dentro da Assembleia do Messias foi o corte final do machado que provocou uma separação entre os dois movimentos:

 

“AQUELE ESTABELECIDO POR YESHUA E OS EMISSÁRIOS E AQUELE INICIADO PELOS LÍDERES GENTIOS DA IGREJA CRISTÔ

 

Este Cristianismo não só se separou de suas crenças fundamentalmente hebraicas, como também se tornou um ferrenho inimigo de tudo relacionado ao Hebraico, claro que isso inclui os Judeus e o Judaísmo como crença mesmo quando eles não eram seguidores do Messias Yeshua.

 

Vejamos alguns exemplos práticos da corrente dos chamados Padres Eclesiásticos ou Padres da Igreja Cristã.

 

JUSTINO MARTIR (100-165 DM) SUA TESE TEOLÓGICA ERA DUPLA.


PRIMEIRO

A ALIANÇA DE GD COM OS JUDEUS TINHA EXPIRADO E NÃO TINHA VALIDADE


SEGUNDO

OS GENTIOS TINHAM SUBSTITUÍDO OS JUDEUS NO PLANO DE REDENÇÃO DE D'us

 

VOCÊ CONHECE ALGUMA RELIGIÃO HOJE QUE TENHA ESSA MESMA BASE TEOLÓGICA?

 

IGNACIO DE ANTIOQUIA (109 DM) "Ele ensinou que qualquer um que celebrasse a Páscoa com os judeus ou recebesse emblemas desta festa judaica, tornava-se parte daqueles que mataram o Senhor"

 

"VOCÊ CONHECIA UMA RELIGIÃO QUE CULTURALMENTE PASSOU A IDÉIA DE QUE OS JUDEUS SÃO OS ASSASSINO DE CRISTO"

 

Tertuliano (160-220 DM) “Sendo um dos cristãos mais influentes de seu tempo, sua teologia foi formadora do que conhecemos hoje como cristianismo. Ele escreveu um tratado intitulado: "CONTRA OS JUDEUS" no qual culpou todos os judeus pela morte de Cristo (Messias)."

 

"HOJE VOCÊ CONHECE ALGUMA RELIGIÃO QUE TRANSMITE CULTURALMENTE ESSA SENSAÇÃO ATRAVÉS DE SUAS GERAÇÕES"

 

ORIGENS (185-253 DM) “Acusou os judeus de serem os conspiradores da morte dos cristãos e desenvolveu a escola de Alexandria como um centro de treinamento teológico que utilizava o método alegórico de interpretação bíblica como único válido. Por exemplo, quando o tema de Israel foi estudado na escola alexandrina, foi feito através dos olhos do Método Alegórico de interpretação que deu lugar à teologia da substituição segundo a qual a Igreja Cristã era o "Novo Israel". As maldições foram então deixadas para o "Israel Físico" e as bênçãos para o "Israel Espiritual" (Igreja Cristã), desde então, infelizmente, existem duas entidades diferentes ou dois Israelitas na mente de todos os cristãos."

 

“HOJE VOCÊ CONHECE UMA RELIGIÃO QUE TEM ESTA MESMA BASE TEOLÓGICA”

 

EUSEBIO (263-339 DM) "Na cesariana, Orígenes deixou ao amigo e discípulo Pânfilo o endereço do centro teológico onde se formou Eusébio, que veio a ser conhecido como "o pai da história da Igreja" Eusébio foi muito claro com seu método de interpretação alegórica, as maldições do Tanakh (Antigo Testamento) estavam sobre os judeus e as bênçãos sobre o novo Israel (a Igreja Cristã)”

 

Nisto SEMPRE FOI A INFLUÊNCIA DAS ORIGENS SOBRE SEUS DISCÍPULOS!

 

JOÃO CRISÓSTOMO (344-407 DM) BISPO DA IGREJA DE ANTIOQUIA E O MELHOR PREGADOR DE SEU TEMPO. ELE ENSINOU QUE D'US NUNCA PERDOARIA OS JUDEUS E ATÉ OS ODIAVA. ENSINOU QUE ERA UM DEVER CRISTÃO ODIAR OS JUDEUS POR TEREM SIDO OS ASSASSINO DE CRISTO E ADORADORES DO DIABO. ESTA É UMA DE SUAS MENSAGENS QUE ENCONTRAMOS EM SEUS DECLARAÇÕES

 

"Como podem os cristãos ousar 'ter a menor conversa com judeus', 'o mais miserável de todos os homens', 'homens que são'... lascivos, gananciosos, gananciosos, bandidos pérfidos.' Eles não são 'assassinos, destruidores, homens; 'possuídos por demônios' que a má vida e a embriaguez entregaram aos hábitos dos porcos e da cabra luxuriosa. Eles só sabem uma coisa: satisfazer suas entranhas, embebedar-se, matar e estragar..."

 

"A sinagoga? Não apenas um teatro e uma casa de prostituição, mas 'um covil de bandidos', uma 'reparação para animais selvagens', um lugar de 'vergonha e ridículo, a morada do diabo, como são as almas dos Judeus'. De fato, os judeus adoram o diabo; seus ritos são 'criminosos e impuros'; sua religião é 'uma doença'. Sua sinagoga, novamente, é 'uma assembléia de criminosos... caverna de demônios, um abismo de perdição... Eu também odeio a sinagoga.' "Deus odeia os judeus e sempre odiou os judeus... Eu também odeio os judeus"  (THE ROOTS OD CHRISTIAN ANTI-SEMITISM 1981, PS 27, 28)

 

Mas basta dizer que também utilizo o método alegórico de Orígenes e as correntes que vieram afirmar que a filosofia foi revelada por Di-s aos gregos através do Espírito Santo. Assim como D'us revelou o Tanakh (Antigo Testamento) aos judeus, também D'us revelou a verdade do Evangelho aos gentios por meio da filosofia. (DEVE-SE OBSERVAR QUE ELES TAMBÉM APRESENTARAM O ERRO DE QUE O TANACH "TORA NEVIIM E KETUVIM" FOI DADO APENAS AOS JUDEUS, NÃO CONSEGUINDO DIFERENCIAR E INCLUINDO TODOS OS YISRAELITES EM UMA DAS TRIBOS, CONHEÇA YAHUDAH "JEUS" ESTE ERRO AINDA É UM DENOMINADOR COMUM DENTRO DO CRISTIANISMO E DENTRO DAQUELES QUE RETORNAM ÀS RAÍZES HEBRAICAS)

 

DA MESMA FORMA E FIEL AOS COSTUMES DA IGREJA ROMANA, AGOSTINHO DE HIPPO VEIO DIZER

 

“O judaísmo, desde Cristo, é uma corrupção; de fato, 'Judas é a imagem do povo judeu'; sua compreensão das Escrituras é carnal; eles carregam a culpa da morte do Salvador, porque por meio de seus pais eles mataram o Cristo. Os judeus o agarraram, os judeus o insultaram, os judeus o amarraram, o coroaram de espinhos, o desonraram cuspindo nele, o açoitaram, o insultaram, o penduraram em uma árvore, o perfuraram com uma lança. AGOSTINHO DE HIPPO "CIDADE DE GD"

 

JEROME, QUE ESCREVEU A VULGATA ENQUANTO PEDIA AOS JUDEUS LIÇÕES DE HEBRAICO, DISSE-OS

 

"... serpentes judaicas cujo modelo era Judas."

 

GREGÓRIO DE NICE, DANDO UMA HOMILIA DE RESSURREIÇÃO, DISSE SOBRE OS JUDEUS:

 

"...Adversários da graça, inimigos de Deus, advogados do diabo, geração de víboras, Sinédrio de demônios"

 

A lista anti-semita dos líderes da Igreja Romana é longa, cabe ao crente sincero em Yeshua verificar essas verdades sob sua própria investigação e não de fontes católicas, que obviamente adornarão os Padres da Igreja Romana.

 

Mas, não podemos esquecer, que o pai do protestantismo cristão Martinho Lutero também era anti-semita e sua teologia certamente foi passada para seus filhos entre as gerações como ele deixou bem documentado em seu tratado sobre os judeus:

 

“Os judeus envenenam, são assassinos rituais, usurários; são parasitas da sociedade cristã; eles são piores que demônios; é mais difícil convertê-los do que o próprio Satanás; eles estão destinados ao inferno. Eles são, na verdade, o anticristo. Suas sinagogas deveriam ser destruídas e seus livros apreendidos; eles devem ser forçados a trabalhar com as mãos; mais ainda, deveriam ser expulsos de seus territórios pelos príncipes” MARTIN LUTHER

 

Por outro lado, os pais da igreja cristã esqueceram que a morte do Mashiach (Messias) era um REQUISITO PROFÉTICO Yeshayah/Isaías 53:10; Daniel 9:26; Zacarias/Zacarias 12:10 e foi precisamente a razão pela qual ele foi enviado.

 

O PRÓPRIO YESHUA EXPLICOU ISSO A SEUS DISCÍPULOS QUANDO ELE DISSE

 

"Não era necessário que o Mashiach sofresse essas coisas e entrasse em sua glória?" Lucas 24:26

 

Às mudanças e separações que já haviam começado a ocorrer anteriormente entre o Judaísmo Rabínico e o Judaísmo Nazareno e depois entre o Messianismo (fidelidade na crença hebraica) e o Cristianismo (fé cristã), a separação agora entre estes dois últimos entra em outros patamares quando uma nova data para A ressurreição de Yeshua é oficializada. Como todos vocês certamente observaram, o Dia da Páscoa e a Festa da Páscoa caem em datas diferentes.

 

Do ponto de vista bíblico, a festa de Pesaj (Páscoa) deve ser celebrada no 14º dia do primeiro mês hebraico, que é o mês de Aviv ou Nisan conforme estabelecido por YHWH em Vayikra/Levítico 23:5-8 . precisamente durante a celebração deste festival que o Adon foi morto.

 

Por outro lado, o cristianismo celebra o dia da Ressurreição em uma data diferente, o primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o aparecimento do equinócio da primavera, ou seja, quando começa a primavera. Agora, Yeshua não ressuscitou no domingo após a primeira lua cheia que veio após o início da primavera.

 

Segundo os evangelhos, Ele ressuscitou no primeiro dia da semana após a celebração de Pessach "Páscoa" celebrada na data estabelecida por Di-s em Vayikra/Levítico 23 , ou seja, 14 de nisã.

 

MAS DEPOIS VEREMOS QUE A DATA FOI MUDADA!

 

QUEM MUDOU A DATA?

 

QUEM TOMOU AUTORIDADE PARA IMPOSTO AO MUNDO CRISTÃO?

 

QUANDO ACONTECEU ESSA MUDANÇA? UM PONTO-CHAVE É QUE O CRISTIANISMO ADOTOU OFICIALMENTE O CALENDÁRIO ROMANO COMO BASE PARA A PÁSCOA CRISTÃ, DIFERENTE DO 14 AVIV “NISAN” PARA A PÁSCOA HEBRAICA

 

PARA UMA VARIEDADE MAIOR LEIA NOSSA ANÁLISE

 

SHABAT OU DOMINGO ECLESIÁSTICO PARTE 1 DE 2 OS PAIS DO CRISTIANISMO ECLESIÁSTICO SUBSTITUÍRAM O SHABAT PELO DOMINGO ECLESIÁSTICO


SHABAT OU DOMINGO ECLESIÁSTICO PARTE 2 DE 2 OS PAIS DO CRISTIANISMO ECLESIÁSTICO ROMA E DOMINGO

 

A partir do segundo século após o Messias, as igrejas cristãs do Império começaram a usar o calendário romano em vez do calendário de YHWH . Isso se deveu aos decretos imperiais que foram estabelecidos por Adriano após a vitória na segunda guerra dos judeus contra Roma. Adriano PROIBIU a celebração de TODAS as festas hebraicas e tanto judeus nazarenos como não messiânicos foram EXPULSOS de Roma e proibidos de entrar na cidade.

 

NAS PALAVRAS DE EUSEBUS

 

"as calamidades dos judeus também continuaram a crescer com um acúmulo de mal sobre mal" (EUSEBIO, OB. CIT. 4:6).

 

Os decretos imperiais, então, contra Yisrael, os judeus e o judaísmo, seja rabínico ou nazareno, abriram caminho para que a Igreja "AGORA COMPOSTA SOMENTE POR GENTIOS" adotasse o sistema romano como calendário e abandonasse o sistema hebraico.

 

No entanto, em um determinado momento de 135 depois do Messias, quando Roma destrói Yahrushalayim "Jerusalém" pela segunda vez e renomeia a terra de Yisrael com o título de Palestina em homenagem aos deuses filisteus, as coisas começaram a mudar radicalmente e qualquer coisa que cheirasse a O judaísmo ou judaísmo foi rejeitado e abolido do império.

 

Para o ano 190 DC. M. os cristãos, já estavam mais do que separados agora de seus irmãos na fé, sendo estes uma minoria que eram os únicos que ainda guardavam o que haviam sido instruídos através do "Evangelho" da Besorá das Boas Novas desde o início

 

TUDO ISSO FOI POSSÍVEL PELA AÇÃO DE TRÊS BISPOS INFLUENCIAIS DA ÉPOCA, TODOS GENTIOS CONVERTIDOS

 

.- VICTOR, BISPO DE ROMA

.- TEÓFILO, O BISPO DE CESÁREA E

.- NARCISUS, NOMEADO BISPO DE JERUSALÉM

 

Segundo Eusébio, esses três bispos, sob a autoridade do Bispo de Roma (papa), fixaram a data da Ressurreição do Senhor, em data diferente daquela que aparece na Bíblia e que havia sido regulamentada pelos judeus pastores que haviam substituído os apóstolos após sua morte. Por exemplo, temos evidências históricas de que os líderes judeus nazarenos pré-Segunda Guerra Mundial em Jerusalém, percebendo que os crentes gentios estavam indo em uma direção diferente e perigosa, emitiram um decreto às congregações gentias instando-os a não mudar a data da ressurreição dos Senhor nem da festa BÍBLICA de Pesaj (Páscoa).


SEGUNDO TESTEMUNHO DO HISTORIADOR EPIFÂNIO, ISSO DISSERAM

 

“Vocês (líderes crentes de origem não judaica) não devem mudar o cálculo do tempo, mas devem celebrá-lo na mesma data que seus irmãos da circuncisão (judeus). Observe a Páscoa com eles” EPIFÂNIO, ADVERSUS HARESES 70, 10, PATROLOGIAE GRAECA, 42,356. 


Também seria bom para nós considerar a carta dirigida por Shaúl (Paulo) aos crentes de origem gentia em Roma, onde já estavam sendo concebidas idéias estranhas e superadas do povo de Yisrael, e ele explica a eles:

 

"ADONAY DESCARTOU SEU POVO? DE MANEIRA ALGUMA" (carta aos romanos)

 

Pessoalmente, não acho coincidência ou coincidência que essa explicação tenha sido dada aos crentes romanos. No entanto, fechando os ouvidos ao clamor dos seus concrentes, o Bispo de Roma decidiu seguir um caminho diferente e com o apoio do Bispo de Cesaréia e dos recém-estabelecidos em Jerusalém, uma nova data para a celebração de Pessach (Páscoa ). ) e a Ressurreição foi estabelecida. A influência desses três bispos em outras congregações foi imediata e muitos seguiram seu costume.

 

A reação dos orientais (bispos da Ásia, parte oriental do império) a esta proposta não demorou a chegar, eles reagiram negativamente.


UM DOS BISPOS DESTA ÁREA, CHAMADO POLÍCRATAS, ESCREVEU A VICTOR, O BISPO DE ROMA, DIZENDO-LHE ENTRE OUTRAS COISAS

 

“Portanto, observaremos (a ressurreição) no dia genuíno, sem tirá-la nem colocá-la…Filipe, um dos doze apóstolos assim o fez…suas filhas também…o mesmo João, que foi sepultado em Éfeso…assim o fez Assim Policarpo de Esmirna... de acordo com os Evangelhos, todos estes observaram a data de 14 de nisã para a Páscoa, sem se desviar dela em nada, mas pelo contrário, seguindo as regras da fé... como também meus parentes fizeram, também bispos, observando sempre o dia em que o povo tirava o fermento de suas casas... Agora, irmãos, depois de ter completado 65 anos servindo ao Senhor e de ter examinado minuciosamente as Sagradas Escrituras, não estou nem um pouco alarmado com todas as coisas que vocês estão imponente para intimidar,porque aqueles que eram maiores do que eu (os Emissários/Apóstolos) disseram: Devemos primeiro obedecer a D'us antes dos homens." EUSEBUS, OB. CIT. 5:24, PS. 208-211

 

Mais tarde, como era costume e era de esperar, esta carta foi enviada ao Bispo de Roma, o Bispo de Roma enviou-lhe outra carta e anatemizou esta posição e imediatamente depois, fiel ao costume da Igreja Romana, ordenou a excomunhão de todas as congregações da Ásia e circulou essa decisão para o resto das Igrejas vizinhas.

 

Esta controvérsia estava em vigor até que foi levado ao Concílio de Nicéia "O PRIMEIRO CONCÍLIO ECUMENICO DA IGREJA GENTÍLIA" que foi "PRESIDIDO " por Constantino, o bispo de Roma não pôde comparecer e, em vez disso, dois bispos da igreja em Roma o representaram .

 

Este conselho finalmente declarou que todas as igrejas cristãs deveriam celebrar a Páscoa e a Ressurreição no mesmo dia, não de acordo com o que os hebreus haviam praticado desde a partida de Mitzrayim "Egito", assim como o próprio Yeshua fez e seus discípulos e continuaram a fazê-lo. , mas de acordo com a ideia estabelecida por Victor, Bispo de Roma, ou seja, o primeiro domingo após a primeira lua cheia após a entrada da primavera (calendário do Império Romano).

 

Constantino, como líder político, enviou uma carta a todas as congregações cristãs confirmando a decisão do concílio.

 

Como podemos imaginar, a autoridade investida no Imperador tornaria esta carta mais do que apenas uma "circular informativa", era realmente uma decisão governamental obrigatória para todos no recém-nascido "sagrado" Império.


MAS LEIA ALGUNS FRAGMENTOS DA CARTA DE EUSEBIO

 

"Tendo experimentado a grandeza da bondade divina no renascimento do Estado, no que diz respeito às relações públicas, penso que é totalmente minha responsabilidade garantir que a feliz multidão que compõe a Igreja Católica seja preservada na mesma fé, pelo amor e harmonia de nossa devoção comum ao Deus Altíssimo. Quanto ao dia mais sagrado da Páscoa, foi decretado de comum acordo que deveria ser celebrado no mesmo dia em todos os lugares. Isso é para torná-lo mais belo e mais venerável por meio de um festival pelo qual recebemos a esperança da imortalidade e que deve ser observado por todos da mesma maneira. Pareceu a todos nós que seria indigno manter esta tradição da mais alta solenidade, seguindo o costume daqueles judeus imundos e miseráveis, que, tendo sujado as mãos com um crime tão horrível, eles também estão totalmente cegos em suas mentes. É certo então que, rejeitando as práticas daquele povo (Israel), nós (cristãos) perpetuamos para todas as gerações futuras, a celebração deste rito em uma ordem mais legítima e, portanto, nada temos em comum com aquela ralé de judeus... como é necessário, então, devemos corrigir isso para não ter nada compartilhado com os costumes daqueles parricidas e assassinos de nosso Senhor; portanto, como a forma mais apropriada foi estabelecida por todas as Igrejas Ocidentais, bem como pelas do Norte e do Sul e algumas Orientais, foi decidido que assim deveria ser e prometi a mim mesmo que este arranjo terá sua aprovação, ou seja, EUSEBUS, "VIDA DE CONSTANTINO" 3:18,19. GRAND RAPIDS, MICHIGAN, 1979


Muito já se falou sobre o Cristianismo de Constantino, é só voltar na história e veremos o sincretismo em que aquele movimento nazareno começou em Yisrael em Yahrushalayim "Israel, Jerusalém" caiu quando nos séculos seguintes foi SEPARADO e passou de uma origem hebraica nazarena e messiânica e influência dos Emissários para uma origem e influência de origem gentia e pagã (Roma).


Essa ruptura entre o messiânico e o cristianismo ocorreu em circunstâncias específicas, a ponto de hoje ser comum pensar no mundo cristão que o nome Jesus é o nome dado por Deus ao seu ungido, mas meus amigos, vocês estão sendo enganados, o nome não é JESUS ​​nem IESOUS, mas sim

 

"YESHÚA SEGUNDO A FORMA ARAMÁICA E YEHOSHUA SEGUNDO O NEKUDOT DOS MANUSCRITOS MASORÉTICOS E YAHOSHUA – YAHUSHÚA – YAHSHÚA COM BASE EM DADOS DO HEBRAICO PALEO"


Devido ao desconhecimento dos fatos históricos e a uma imposição religiosa que, ao longo da história, houve uma desconexão total, mas uma vez contextualizados os textos, os pensamentos, a doutrina hebraica de Yeshua e dos apóstolos, vem à tona o famoso palavra "judaização" como se fosse algo ruim, algo muito distante da Verdade, quando os conceitos são realmente conhecidos.


Quanto mais você voltar à origem da primeira comunidade de crentes em Yeshua, mais você deixará de ver Cardeais e Papas, e você verá HEBREUS que se moviam em um ambiente Yahudi e que não se separaram de sua forma hebraica de adoração que eles sempre souberam.


Às vezes o cristão pensa que a conversão de Shaúl (Paulo) foi de religião em religião e que ele deixou de pensar como um hebreu Yisraelita ou como um Yahudim para agora ser um teólogo ordenado em um seminário cristão, nada poderia estar mais longe da verdade.

 

Embora o assunto possa parecer extenso, este é um pequeno e breve esboço de quão profunda e real é a descontinuidade apostólica, aqueles que presumem que preservam a tradição e os ensinamentos dos Emissários Shaliaj "Apóstolos" Kefa (Pedro), Shaúl (Paulo ), Yohanán (João), Yaakov (Jacobo/Santiago) e outros, devem estar cientes de que estes não eram filósofos nem se guiavam pelo calendário do Império Romano para as "convocações" Moedim estabelecidas por YHWH como a Igreja Cristã fazia pelo contrário. .

 

Convido o crente sincero em Yeshua a continuar investigando, eles encontrarão muito mais coisas, coisas que eu já li, e que foram compartilhadas em outras análises e estudos dentro do mesmo blog, mas todos devem ser diligentes em escrutinar a história em questão . para nossa crença e assim entender como as Escrituras foram e ainda são manipuladas, não só pelos helenísticos, mas pelos rabinos talmudistas, esta é minha forma de amá-lo e mostrar-lhe meu respeito, se você foi ofendido ou se sente ofendido por eles palavras, preste atenção primeiro para consultar a história, mas acima de tudo para a fidelidade que você deve a YHWHComo discípulo de seu Ungido Yeshua, assim você se aproximará da maravilhosa verdade, não é por acaso que no mundo cristão, nos seminários para a ordenação de padres, pastores e principais evangelistas, é cursado um assunto chamado FILOSOFIA, que se Lembro-me corretamente é estudado por 3 anos (no caso do catolicismo), não é por acaso ou coincidência que muitas denominações cristãs são baseadas em uma teologia de origem católica romana; falar a verdade por si mesmo se for prudente adotar o pensamento filosófico grego e misturá-lo com o pensamento hebraico dos Apóstolos de Yeshua, o Messias de Israel.


PARA UMA MAIOR VARIEDADE SOBRE OS EXPOSTOS LEIA NOSSOS ARTIGOS

 

NÃO ESTÁ SUJEITO À TORÁ DE YHWH A VISÃO CRISTÃ DA TORÁ PARTE 1

 

NÃO ESTÁ SUJEITO À TORÁ DE YHWH COMO ORIGINADA DA DOUTRINA CRISTÃ PARTE 2

 

 NOTA: Todo o trabalho nos blogs é totalmente suportado pelos leitores, portanto, se você gostou, apreciou ou achou qualquer PDF útil , um estudo, reflexão ou análise de pesquisa e considere mostrar seu apoio por meio de uma doação única ou pequena Você pode faça contribuições mensais através do PAYPAL https://paypal.me/ISRAELDEYAHWEH ou entre em contato comigo em particular por outros meios como WESTERN UNION ou MONEYGRAM , tudo isso me ajudará a manter as ferramentas do "PC"  e assim PODER CONTINUAR COMPARTILHANDO OS ESTUDOS - ANÁLISE – REFLEXÕES – IMAGENS – LIVROS PDF – VERSÕES DE ESCRITA PDF Assim como venho compartilhando ao longo dos anos em blogs  O VERDADEIRO ISRAEL – VOCÊ PODE CONTAR AS ESTRELAS – MALKIYEL BEN ABRAHAM , também outra forma de me apoiar é compartilhar os links dos estudos em páginas ou grupos de redes sociais.   


SHALOM A TODOS
SINCERAMENTE RICARDO ANDRES PARRA RUBI

MALKIYEL BEN ABRAHAM

Publicar un comentario

0 Comentarios