O MESSIAS MEDIADOR DE UMA ALIANÇA MELHOR


YESHUA HA MASHÍAH MEDIADOR DE UMA ALIANÇA MELHOR

 

EXISTE A IDEIA DE UM MEDIADOR ENTRE OS HOMENS E ELOHIM?

 

O QUE DIZ A TORÁ SOBRE O MEDIADOR E O QUE DIZ A TRADIÇÃO JUDAICA?

 


A primeira coisa que devemos entender é que o Ab Kadosh é o princípio da moralidade judaica. Isso consiste em subordinar os elementos inferiores aos superiores; os sentidos ao coração, o coração à razão, o egoísmo ao dever. A pessoa que reprime suas paixões as domina e se torna senhor de si mesmo, aproxima-se da santidade.

 

É por esta razão que diante da pergunta que surge, quem pode estar diante de Elohim e não morrer? O Talmud interpreta as palavras "diante do Eterno" como dizendo "contra o Eterno". Com isso ele quer dizer que o dia de Yom Kippur (dia da expiação dos pecados) anula as faltas que o homem comete contra Elohim, e não aquelas cometidas contra seus semelhantes. Estes só podem ser perdoados depois de reparados os danos causados ​​e desculpados pelas ofensas, «Se ofendes o teu companheiro, implora-lhe perdão; se ele te rejeitar, peça-lhe até três vezes para perdoá-lo; e se mesmo assim ele se recusar a perdoar, você já cumpriu seu dever" ( Tratado sobre Yomá 87) “O homem que não perdoa quando se pedem desculpas até três vezes, é considerado cruel” (Midrash), portanto, cumprindo os costumes da época, e sendo fiel aos provérbios frequentes, Yeshua nos ensina:

 

É por isso que Rabi Akiva afirma que isso se refere apenas a Elohim, Rabi Akiba disse: Você, sim, você é feliz, Yisrael, diante de quem você se purifica? Quem te purifica? Seu Pai que está no céu! Assim como está escrito Yechezqel 36:25 “E eu aspergirei água pura sobre você e você ficará puro…” E está escrito Yirmeyah 14:8 “Di-s (HaShem) é o Mikveh de Yisrael. Assim como o Mikveh purifica o impuro, da mesma forma Di-s purifica Yisrael”, Mishná Yoma 8:9 (85b) .

 

Assim, o judaísmo rabínico afirma que o conceito de mediador (intermediário) não existe no pensamento judaico, isso também é repetido por ex-crentes no Mashiach e que agora são "ANTIMASHIAJ - ANTIMMISSIONÁRIO"

 

Tudo isso é extraordinário em muitos aspectos, pois eles reivindicam acesso direto a Elohim.

 

O que é verdade e que devemos entender é que a Torá não determina claramente quem é que fará expiação pelas transgressões “pecados” do povo, mesmo quando a Torá especifica que foi Aharon quem foi incumbido da tarefa. após a morte de seus filhos, muitos comentaristas dizem que não pode ser que seja o Kohen Gadol "Sumo Sacerdote" que tenha esta tarefa ou este mérito de purificar os homens de seus pecados ou transgressões.

 

ENTÃO, OS ANTI-MASHIAH - ANTI-MISSIONÁRIOS ALEGAM:

 

 

1.- No judaísmo não existe o conceito de mediador;

 

 

2.- O Brit Hadasha (“Novo Testamento”) defende que Yeshua é o mediador entre os homens e Elohim;

 

3.- Conclusão: O Brit Hadasha contradiz o Judaísmo.

 

ESTAS PALAVRAS SÃO EXTRAORDINÁRIAS DE VÁRIAS FORMAS, POIS PROCLAMAM ACESSO DIRETO A ELOHIM

 

Entretanto, os argumentos dos ANTI- MISSIONÁRIOS são totalmente incorretos, pois a Torá e a literatura Yisraelense expressamente afirmam que MOSHÉ (MOSES) FOI UM MEDIADOR ENTRE O AB KADOSH YHWH E O POVO DE YISRAEL .

 

 

NA VERDADE SÓ MOSHÉ E O ETERNO SE REUNIAM PARA RECEBER A TORÁ, AQUI VEMOS A REALIZAÇÃO DA INTERMEDIAÇÃO ENTRE O ETERNO E YISRAEL

 

 

“E eles disseram a Moshe [Moisés]: 'Fale você mesmo por nós... Mas que Elohim não fale conosco, para que não morramos. Moshe [Moisés] disse ao povo: 'Não tenham medo! Elohim veio para te provar, para que o temor de Elohim esteja em ti e te impeça de pecar." Shemot 20:19,20

 

Através de Moshe, Yisrael recebeu um código de mais de 600 Torá/Leis, que também incluía estatutos sacerdotais. Moshe realizou muitos milagres em nome do povo pelo poder de Elohim. Além disso, ele intercedeu por eles, implorando a YHWH que os livrasse por amor de Seu nome. Shemot 32:7-14; Bamidbar 14:11-20; Bamidbar 16:20-22; Bamidbar 21:7; Devarim 9:18-20, Devarim 25-29; Devarim 10:8-11 O principal interesse de Moshe era o nome de YHWH e o povo, que estava acima da preocupação com seu próprio bem-estar. Shemot 32:30-33; Bamidbar 11:26-29; Bamidbar 12:9-13

 

PODEMOS VER QUE APÓS O PECADO DO BEZERRO DE OURO, MOSHÉ INTERCEDEU PELO POVO DE YISRAEL , e eles obtiveram o perdão do ETERNO. Mais uma vez, Moshe subiu a montanha para receber as tábuas da Torá, Moshe atua como um mediador, pois os filhos de Yisrael não conseguiam se conectar diretamente com o Eterno, o que exige que Moshe o faça:

 

“E eu me prostrei diante do ETERNO; Fiquei prostrado por quarenta dias e quarenta noites, porque o ETERNO havia dito que queria te destruir."

 

E orei ao ETERNO, dizendo: ETERNO ELOHIM, não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com mão poderosa. Lembre-se de seus servos, Abraão, Yitzchak [Isaac] e Yaakov [Jacó]. Não procure a dureza deste povo, nem sua impiedade, nem seu pecado;

 

 

Para que o povo da terra de onde nos tiraste não dissesse: Porque o ETERNO não pôde introduzi-los na terra de que lhes tinha falado, e porque os odiava, tirou-os para matá-los no deserto; No entanto, eles são o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o teu braço estendido.

 

 

Naquela mesma hora, o ETERNO me disse: Alise duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba a mim na montanha, e faça para você uma arca de madeira; E nessas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca.

 

 

Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi a montanha com as duas tábuas na mão.

 

 

Depois escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, as dez afirmações que o ETERNO vos havia falado no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Eterno mo deu; E voltei-me e desci do monte, e pus as mesas na arca que tinha feito; e lá estão eles, como o ETERNO me ordenou” Devarim 9:25 a Devarim 10:5

 

COMENTANDO O TEXTO DE DEVARIM 10:1 O MIDRASH RABABÁ DIZ QUE MOSHÉ/MOSIS ERA UM INTERMEDIÁRIO:

 

“Elohim disse a Moisés, você era o intermediário entre mim e meu povo. Você quebrou as tábuas [confiadas a você], então você deve substituí-las. Então 'faça para você duas tábuas de pedra como as primeiras'” Devarim 10:1 Midrash Devarim Rabbah 03:12

 

Em seu clássico comentário sobre o livro de Deuteronômio, o rabino Jeffrey Tigay também afirma que Moshe foi designado como um intermediário (THE JPS TORAH COMENTARY, FILADÉLFIA: JEWISH PUBLICATION SOCIETY, 1996, p 72.).

 

NA MESMA LINHA AS LIÇÕES DO RABI GUNTHER PLAUT:

 

 

“Tornou-se um aspecto fundamental do ensino judaico - em contraste com o cristianismo - que as pessoas não precisam e não podem usar um intermediário em seu relacionamento com Elohim (ver I Sam 2:25). No entanto, este princípio não se aplica decisivamente quando se trata da posição que Moisés ocupou como mediador entre Elohim e Yisrael. Segundo o próprio relato de Moisés, foi sua intervenção que adquiriu o perdão de Elohim, foi porque Ele advogou, que salvou as pessoas dos efeitos da ira divina. Isso coloca Moisés, como o homem que pode falar com Elohim face a face e o efeito dessas categorias que só podem ser descritas como sobre-humanas, semi-divinas.(W. GUNTHER PLAUT E DAVID E. STEIN, EDITORES, A TORÁ: UM COMENTÁRIO MODERNO, REVISADO; ACORDANCE ELECTRONIC ED., NOVA YORK: UNIÃO PARA A REFORMA DO JUDAÍSMO, 2006, p. 1243).

 

Essa natureza sobre-humana e até semi-divina de Moshe (Moisés) faz parte da antiga tradição judaica, mesmo em registros remotos Yisraelitas eles chegaram a dizer que Moshe era meio homem e meio D'us.

 

 

NO PRIMEIRO SÉCULO ANTES DO MESSIAS, O FILÓSOFO JUDEU PHILO DE ALEXANDRIA ESCREVEU SOBRE A NATUREZA DIVINA DE MOSHE:

 

 

“[Moshe] também era chamado de Elohim e o rei de toda a nação” (ON THE LIFE OF MOSES, 1:158).

 

O ACLAMADO RABI LOUIS GINZBERG CITA VÁRIAS FONTES JUDAICAS QUE REALMENTE ATRIBUEM STATUS DIVINO A MOISÉS:

 

 

"Moisés não morreu... Moisés era meio terrestre, meio celestial..." "... Ish Elohim, homem de D'us, Mestre dos anjos" "O homem perfeito não é D'us nem homem, mas algo entre os incriados - D'us - e o perecível” “O homem que é totalmente possuído pelo amor de D'us não é mais um homem, mas na verdade é D'us” (LEGENDS OF THE JEWS, VOL. VI, PHILADELPHIA: JEWISH PUBLICATION SOCIETY, 1947, P . 166).

 

 

O Midrash Rabab também defende o estado de Moshé como meio homem e meio DS

 

"A metade inferior [Moshe] era um homem [Ish], mas sua metade superior era D'us [HaElohim]" Midrash Rabbah, Devarim Rabbah 11:4

 

Curiosamente, a comunidade judaica ortodoxa Chabad, que acredita no messianismo e na divindade do Rebe Menachem Mendel Schneerson, explica que o Rebe é o intermediário entre D'us e os homens:

 

“Não podemos nos conectar a D'us diretamente. Temos que receber as orações do Rebe aqui e ali e nos ajudar neste mundo."

 

Esses membros do Chabad também acreditam na divindade do Rebe:

 

 

"O Rebe não é algo diferente de D'us, o Rebe é uma parte de D'us." “O Rebe é D'us”

 

OS “SACERDOTES” COHANIM designados da casa de Aharon não podiam começar a exercer suas funções como Kohanim/sacerdotes por conta própria. Eles tiveram que tomar posse de seu posto sob a direção do mediador de Elohim, Moshe. Quando isso aconteceu, de 1 a 7 de nisã de 1512 a.C. CE, Moshe ungiu o Mishkan, seus móveis e utensílios, bem como Aharon, com um óleo especialmente composto. Depois de encher as mãos de Aharon e de seus filhos com ofertas, ele acenou com as mãos cheias diante de YHWH para consagrá-los ou 'encher suas mãos de poder' para o sacerdócio. Em seguida, ele os aspergiu com o óleo da unção e o sangue do altar. Assim, um papel de Moshe como mediador era dirigir a instalação e execução do sacerdócio, um aspecto da aliança Torá/Lei.Vaikrá 8; Ivrim 7:11

 

Moshe também desempenhou um papel importante em 8 de nisã de 1512 a.C. CE em relação aos primeiros serviços do sacerdócio recém-instalado, pois dirigiu os atos e, juntamente com Aharón, abençoou o povo. Vayikra 9 Na instituição de tudo relacionado à aliança da Torá/Lei, Moshe atuou na qualidade oficial de mediador.

 

No pacto da Torá/Lei, Elohim era um dos convênios e a nação de Yisrael o outro. Devido à sua condição pecaminosa, os Yisraelitas não podiam fazer um pacto com Elohim por conta própria, mas precisavam de um mediador.

 

ESTA FALTA FOI MANIFESTADA EM SEU PEDIDO A MOSHÉ

 

“Fala conosco, e ouçamos; mas não fale Elohim conosco, por medo de que morramos ” Shemot 20:19; Ivrim 12:18-20

 

É CLARO QUE MOSHÉ TAMBÉM ERA IMPERFEITO E PECADOR, MAS ELE TINHA O RECONHECIMENTO DE ELOHIM, ASSIM COMO ABRAÃO TINHA TEMPO ATRÁS Ivrím 11:23-28 ; [Como alguém é 'considerado' justo].) Por ocasião da inauguração da aliança, Moshe supervisionou o sacrifício de animais. Imediatamente depois, ele aspergiu o sangue no rolo ou o "livro da aliança", Ele leu o livro para o povo, expôs os termos contidos na aliança e o povo concordou em obedecer. Posteriormente, Moshe aspergiu o povo (logicamente os anciãos que os representavam) com o sangue, dizendo: "Aqui está o sangue da aliança que YHWH fez com você em relação a todas estas palavras" Shemot 24:3-8; Ivrim 9:18-22

 

PORTANTO, COMO EXPRESSÃO DE SUA MISERICÓRDIA, YHWH NOMEOU MOSHÉ MEDIADOR DA ALIANÇA DA TORÁ/LEI E ORDENOU QUE OS ANIMAIS SEJAM SACRIFICADOS PARA DAR VALIDADE À ALIANÇA

 

MOSHE FOI O MEDIADOR DA ALIANÇA DA TORÁ/LEI ENTRE YHWH ELOHIM E A NAÇÃO DE YISRAEL

 

 

COM BASE NO ACIMA, PODEMOS CHEGAR ÀS SEGUINTES CONCLUSÕES:

 

 

1.- O conceito da existência de um intermediário entre Ab Kadosh e Yisrael é tipicamente judaico, como ensina a Torá, e Moshe foi apontado como este mediador;

 

2.- Muitos judeus ortodoxos de Chabad afirmam que o Rebe Menachem Mendel Schneerson é o Mashiach, atribuindo-lhe o papel de mediador entre D'us e Yisrael. Consequentemente, a concepção de que o Mashiach exerce a função de intermediário é claramente judaica;

 

 

3.- Se até Moshe foi considerado homem e Elohim, ainda mais O MASHÍAH É HOMEM E ELOHÍM , pois o Mashiaj é maior que Moshe e ainda maior que os anjos ministradores, segundo o Midrash (Tanhuma em Yeshayah/Isaías 52: 13);

 

 

4.- Alguns judeus ortodoxos de Chabad declararam que o Rebe Menachem Mendel, para eles é o Mashiach, e que ele não era um mero homem, mas também era D'us;

 

 

5.- ASSIM, faz parte da tradição judaica que o Mashiach é um intermediário entre o Ab Kadosh e os homens, sendo HOMEM E ELOHIM .

 

MAS COMO CHEGAR DIANTE DE ELOHIM?, COMO NOS APRESENTAR DIANTE DELE? COMO FAZER SE TODOS OS DIAS TRABALHAMOS E CAÍMOS?

 

A menos que precisemos de seu próprio mediador, não um homem que possa ser corruptível, nem um anjo incorruptível que não saiba o que é corrupção.

 

EXISTE O MINISTÉRIO E A OBRA DE NOSSO AMADO YESHUA

 

“Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim; mas se eu as faço, mesmo que vocês não acreditem em mim, acreditem nas obras, para que saibam e continuem a saber que o Pai está em mim e eu no Pai”.

 

ESTAS PALAVRAS SENDO CONFIRMADAS PELO RABINO SHAUL DE TARSUS, QUANDO ELE AFIRMOU

 

"Isto é bom e aceitável perante Elohim, nosso Salvador, que deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, pois há um só Elohim e um só Mediador entre Elohim e os homens: Yeshua o homem, o Messias, que deu si mesmo em resgate por todos, cujo testemunho foi dado em seu próprio tempo”.

 

Em Ivrím 9:16 o Emissário Shaúl explica que os pactos entre Elohim e o homem (não entre seres humanos) exigem sacrifícios. Deve-se notar também que, particularmente no caso dos Ivrím/Hebreus, a aproximação a Elohim e os pactos com Ele eram normalmente baseados em sacrifícios, e as vítimas às vezes eram cortadas em pedaços para a validação de uma aliança. É óbvio que a aliança da Torá/Lei e a nova aliança exigiam derramamento de sangue para sua validação perante Elohim. Caso contrário, Ele não teria reconhecido sua validade nem teria mantido um relacionamento baseado em aliança com os envolvidos. Ivrím 9:17 Para validar a aliança Torá/Lei, sacrifícios de animais — touros e bodes — foram usados ​​para ocupar o lugar de Moshe, O MEDIADORIvrim 9:19

 

YHWH falou com ele "boca a boca" Bamidbar 12:8 , embora na verdade tenha sido o anjo de YHWH quem falou em nome de Elohim. Atos dos Emissários 7:38; Gálatas 3:19; Ivrím 2:2 Moshe foi para Yisrael um porta-voz intermediário de YHWH . Shemot. 19:3, 7, 9; 24:9-18 Em sua qualidade de mediador, ele havia "confiado a ele toda [a] casa" de YHWH . Bamidbar 12:7 Ao mediar a aliança da Torá/Lei, ele ajudou a nação de Yisrael a manter a aliança e receber seus benefícios.

 

O EMISSÁRIO SHAUL DIZ

 

"Ora, não há mediador quando se trata de uma única pessoa, mas Elohim é um só" Gálatas 3:20

 

Da mesma forma, o Brit Hadasha apresenta Yeshua HaMashiach como intermediário 1 Timóteo 2:5 e Yohanan 1:1, Filipenses 2:11

 

 

É claro que os conceitos desenvolvidos no Brit Hadasha sobre Yeshua HaMashiach estão totalmente enraizados no pensamento hebraico ou conceito do Tanakh, portanto, os crentes e Talmidim do Mashiach Yeshua não são uma invenção, como alguns pensam incorretamente. O Brit Hadasha é um livro hebraico escrito por Yisraelitas e, portanto, é o produto da Emunah Yisraelita na qual se baseia. O fato de os judeus negarem isso é devido ao fato de que eles não acreditam ou seguem o Mashiach, portanto eles devem negar o conceito de mediador descrito no Kadosh Ketuvím "Escrituras Separadas" e o fato de que outros ecoam o judaísmo rabínico é porque eles se separaram de Mashiach, tornando-se ANTI MASHIAJ - ANTI MISSIONÁRIOS

 

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SHALOM A TODOS

Atenciosamente RICARDO ANDRES PARRA RUBI

MALKIYEL BEN ABRAHAM

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